sexta-feira, 29 de julho de 2011

O dia em que Luiza e Clara conheceram o teatro

No último fim de semana, Aracaju recebeu a apresentação dos Backyardigans, Barney e seus amigos e a turma do Pooh. Sim! Era tudo junto no palco, as principais atrações da criançada. Era a primeira vez que estavam na cidade e a primeira vez de Luiza e Clara no teatro.
O espetáculo estava marcado para 17h e  nós saímos de casa às 16h20, inexperientes e inocentes, achando que estava cedo...
Uma fila enorme contornava o teatro Tobias Barreto ( o maior de Sergipe, com capacidade para 1.500 pessoas).
Na porta, empresas de animação de festas infantis montaram brinquedos infláveis, camas elásticas e pula-pula para ‘passar o tempo da criançada’ e claro, extorquir os pais acuados.
Algodão doce, balas, chocolates, chicletes e ele – Mr. Pop Corn – estavam por todas as partes. Lojas de roupas, brinquedos e escolas também marcaram presença distribuindo panfletos e bolas personalizadas, ao tempo em que mascotes comerciais animavam (ou assustavam) os menores com enormes fantasias.
Luiza nem pediu, mas achei prudente comprar um pacotinho de pipoca para entretê-la diante de tão longa fila. 
Como pessoas educadas, fomos para o final e encontramos muitos pais conhecidos com crianças igualmente ansiosas. Trocas de sorrisos gentis e solidariedade no olhar, coisa imediata!
Com umas 20 mães na minha frente, caiu uma chuva inesperada. Nuvem passageira. Mas que fez com que a fila perdesse uma pouco da sua cronologia. Os pais se perguntavam:
– Você estava aqui? Quem estava na minha frente?

Tudo bem. Nada de estresse! Afinal, era um passeio em família e o que importava realmente era o momento do encontro entre elas e os personagens.
Tudo andou rápido e entramos todos em menos de dez minutos, menos o pacotinho de pipoca. Luiza se comportou como uma lady. Não brigou pela espera, não reclamou de ter seu lanche tomado das mãos. Não se assustou com o ‘vuco-vuco’ e empurra dos portões. (Muito bem, filha! Fiquei orgulhosa de você!!!)
Lá dentro, só nos restava o mezanino, e um detalhe: da metade para cima. Muitas crianças menores de dois anos e malas ocupando cadeiras. Lotação máxima.
Luiza sentou animada, conversando sobre tudo e Clara estava super feliz, apesar  de não saber bem o que a esperava.
Ao apagar das luzes, Luiza ficou um pouco reticente, embora não tenha esboçado nenhuma reação aparente.

O espetáculo foi aberto por Patati Patata (atração não anunciada, mas que fez a alegria de pais e filhos presentes).
A coisa mais linda foi ver Clarinha batendo palminhas, abanando os bracinhos, sorrindo feliz para os pais e irmã. Já Lulu permaneceu quieta e concentrada durante todo o tempo, mas manifestou sua satisfação ao final do show:
– E aí Lulu, gostou?
Gotei muito! (Enfática)
e continuou...
– Mamãe, a gente foi para o aniversário dos Backyardigans!!!
Ela estava se referindo às músicas e palmas expressadas pelos espectadores.

Dicas para pais com crianças menores de 3 anos em uma ida ao teatro:

  1. Chegue cedo, uma hora antes. Senão correrá o risco de pegar um lugar com pouca visibilidade.
  2. Se possível, não caia na tentação dos baleiros, pipoqueiros e ‘algodões doceiros’. A criança se sujará com certeza e não poderá entrar com alimentos e bebidas naquele recinto.
  3. Leve uma malinha com água, sucos/ bebidas de caixinha para distrair os pequenos se a fome ou sede bater.
  4. ATENÇÃO. Não pode comer biscoitos no teatro, mas eles salvaram minha vida na hora em que Clarinha começou a entediar.
  5. Cante junto, grite e bata palmas. Quanto mais participar, mais feliz a criança se sentirá na sua companhia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário