segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Tenho Luiza, não preciso de psicólogo!

Luiza é assim... curiosa, falante e vive me surpreendendo com novas palavras, frases e expressões bem peculiares. Ela já ouviu um desabafo saudoso de minha mãe e a consolou com um:  - Não esquenta, vovó, ela chega já.....
Na escola também vive confortando os coleguinhas que tem dificuldade de adaptação:
- Não precisa chorar, sua mãe foi ‘tabaiá’, mas ela volta mais tarde....
E eu, mãe orgulhosa, adoro ouvir a forma como se expressa para as pessoas, como enxerga a vida, e melhor, como a exerce com maestria, dando uma verdadeira aula para todos.
Este final de semana, Luiza me pediu para almoçar sozinha, ou seja, sem que ninguém segurasse seu garfinho. Pediu mais: para comer assistindo seu desenho preferido que passava naquele momento. Concordei, embora com restrições, e permiti que ela fosse com seu pratinho almoçar no quarto da televisão.
Quanto terminei, fui ver o resultado da minha permissividade. Luiza estava toda suja de molho de macarrão.  O chão e o sofá tomados de farelos da comida, se é que podemos chamar arroz, macarrão e feijão de farelos.
Imediatamente, me lançou um sorriso e disse: - Já acabei, vamos montar agora meu quebra-cabeça das princesas?
- Claro que não Luiza. Você não comeu nada e sujou tudo. Vai agora terminar de comer direito, limpar essa sujeira e tomar um banho.
Aquele pingo de gente me implorou para brincar com ela. Continuei irredutível. Então ela saiu correndo pela casa, chorando extremamente chateada.
Furiosa, respondi com um não seco e fui limpar toda a meleira.
Enquanto isso, Luiza se escondeu atrás da poltrona da sala e fez número um... número dois... e , insatisfeita, continuou chorando pela casa, registrando para o pai suas queixas a meu respeito.
Já impaciente – porque também sou filha de Deus – fui dar banho nela e reclamei sobre o fato de não ter pedido para ir ao banheiro. Já que ela já deixou as fraldas durante o dia e sabe exatamente onde se deve fazer suas necessidades fisiológicas.
Chorou mais um pouco... baixou a cabeça e me disse:
- Mamãe, desculpe, eu não queria fazer coisa errada.... (e continuou) eu não quero que você fique chateada...eu só fiz isso porque você não quis brincar comigo de quebra-cabeça, e você não me deixou explicar porque eu fiz no meu prato uma montanha com uma casa na floresta. 
 (hãn???? Aquela sujeira era isso????)
 Obrigada Lulu. Graças a você, eu não preciso de psicólogo para saber como devo agir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário